5 dicas para ter sucesso como distribuidora de produtos de higienização

O mercado de higienização está super aquecido e ter uma distribuidora de produtos de limpeza é uma grande oportunidade de se destacar no segmento.

A verdade é que estamos falando de itens tradicionais e indispensáveis, o que faz com que esse mercado seja bem lucrativo. Mas também é importante ressaltar que, assim como qualquer outro negócio, esse tipo de empreendimento exige investimento tanto financeiro como técnico.

Nesse artigo iremos apresentar 5 dicas para você ter uma trajetória de sucesso, de forma simples e prática.


1 – Planeje-se!

O planejamento é a base de qualquer negócio. Identifique o seu público alvo, defina o formato da sua distribuidora, portfólio de produtos e como ela atuará no mercado.

Outro fator muito importante é a formalização do negócio. Como irá trabalhar com produtos químicos, então será inevitável ter o alvará de funcionamento da vigilância sanitária.


2 – Escolha bem a localização.

Um ponto importantíssimo a ser considerado é a localização da empresa, pois diferente de outros segmentos, o ideal é que seja um pouco mais distante de pólos comerciais. Isso porque a chegada e saída de veículos no local serão constantes.


3 – Defina seus objetivos comerciais

O ponto de partida é definir quais tipos de empresas farão parte do seu “cliente ideal”, e padronizar fluxos e processos bem definidos de fornecimento, tanto de produtos quanto na entrega e suporte técnico.

Outro ponto a ser considerado são os colaboradores que farão parte da sua equipe. No geral as distribuidoras necessitam de representantes comerciais, um bom setor administrativo e financeiro, entregadores e estoquistas.


4 – Selecione bem os fornecedores

Assim como a escolha do portfólio de produtos e público, é fundamental atentar-se a escolha do fornecedor. Leve em consideração a qualidade dos produtos, logística e o suporte técnico que a fábrica tem a lhe oferecer.

Lembre-se: nesse ramo preço não é tudo! A qualidade e entrega em todos os processos é fundamental para a fidelização de clientes, principalmente quando deseja-se vender para grandes contas. É de suma importância que os produtos sejam certificados pela ANVISA.


5 – Invista em divulgação e parcerias

Análise o seu mercado e invista nas melhores formas de divulgar o negócio. Invista em publicidade e marketing e aposte em uma estratégia de aproximação, assim como produção de materiais de apoio, participação em eventos entre outros.

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