Higienização para a área de fruticultura: 4 boas práticas

Você imagina quanto é importante a higienização e sanitização para a área de fruticultura?

Frutas e vegetais são excelentes para a saúde — desde que estejam livres de possíveis agentes patogênicos. Do contrário, podem transmitir doenças terríveis, como o botulismo.

Então, a área de fruticultura precisa ter uma grande preocupação com a parte da higienização dos alimentos para evitar causar contaminações e surtos de doenças.

Importância da higienização para área de fruticultura

Frutas e vegetais fornecem dezenas de nutrientes essenciais para a saúde das pessoas, então, são amplamente recomendados.

Sendo assim, a maioria não pensa que eles poderiam fazer mal de alguma forma, mas, em caso de falta higienização e sanitização na área de fruticultura, esses alimentos são capazes de provocar problemas terríveis, como infecções gastrointestinais e intoxicações alimentares.

Em 2021, por exemplo, um surto de Salmonella, doença provocada pela ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais, espalhou-se por 29 estados norte-americanos e infectou cerca de 280 pessoas.

Por isso, é fundamental que as indústrias de fruticultura garantam que as frutas e legumes estejam livres de qualquer tipo de contaminação, adotando boas medidas de limpeza e higienização.

4 boas práticas de higienização para área de fruticultura

Algumas das principais práticas recomendadas incluem:

Fazer uma inspeção das frutas e vegetais

Antes de tudo, é importante os alimentos passarem por uma filtragem geral para identificar colheitas com sinais de mofo, podridão, infestação de pragas, entre outros.

Como a contaminação ocorre rapidamente, é preciso evitar o contato com as unidades saudáveis o quanto antes. Nesse caso, os responsáveis por essa parte devem fazer uma inspeção geral, analisar possíveis defeitos e separar os alimentos com algum problema.

Criar protocolo de higiene pessoal

Os colaboradores lidam com os produtos o tempo inteiro, portanto, é fundamental que sigam regras rígidas de higiene previstas no protocolo da fruticultura e evitem a contaminação dos alimentos.

Algumas das práticas recomendadas são:

Utilizar luvas, protetores de sapatos e demais itens do fardamento;
Lavar as mãos com frequência;
Evitar utilizar joias, maquiagem ou acessórios;

Nesse caso, cabe à empresa em questão oferecer todos os EPIs necessários, bem como fiscalizar a utilização correta.

Higienizar os materiais e aparelhos

Todas as ferramentas, equipamentos e demais utensílios utilizados na área da fruticultura precisam ser devidamente limpos e desinfetados com regularidade para evitar que possíveis agentes patogênicos se espalhem e resultem em uma contaminação cruzada.

Nesse caso, é necessário utilizar produtos específicos para cada etapa da higienização (limpeza e desinfecção) e próprios para essa área alimentos e bebidas.

Ter um plano de controle de pragas

Como falamos, a área de fruticultura é bastante propícia à propagação de pragas (principalmente insetos e roedores) e doenças, então, a empresa precisa ter um plano de controle de pragas pronto para ser aplicado caso o problema ocorra.

O plano deve começar com a implementação de medidas preventivas, como:

armazenar corretamente frutas e verduras;
criar um sistema de drenagem;
desenvolver um bom protocolo de higiene pessoal;
ter pesticidas e fungicidas permitidos pela Anvisa;
garantir que restos de alimentos não fiquem para trás;
entre outros.

Fonte: indeba.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fique por dentro das novidades!

Outras Publicações

Tire sua Dúvida agora!